[Lac] Gobierno de Internet.

Erick Iriarte Ahon faia at amauta.rcp.net.pe
Tue Feb 24 04:57:18 GMT 2004

Hola

Sobre el proceso del NIC. BR en el ultimo año!
Hay material sobre la posición del gobierno, del NIC .BR, del CGI-BR, de
RITS, entre otros.

Reunião de 16 de janeiro de 2003.... Brazil
Se presenta el texto completo de los acuerdos de la reunión del 16 de Enero
del 2003 del Comitê Gestor da Internet no Brasil
Publicado 06 Feb 2003 - 12:53
http://latinoamericann.derecho.org.ar/modules.php?op=modload&name=News&file=article&sid=185&mode=thread&order=0&thold=0

Novo Comitê Gestor apresentará modelo de governança da Internet em Maio
As medidas que definem as novas atribuições e composição do Comitê Gestor
da Internet foram publicadas no Diário Oficial da União da quinta-feira,
dia 3 de abril.
Nota: Ministerio de Plajenamiento - Governo Eletrônico
Publicado 05 Abr 2003 - 10:22
http://latinoamericann.derecho.org.ar/modules.php?op=modload&name=News&file=article&sid=245&mode=thread&order=0&thold=0

Mudanças no comitê gestor da Internet no Brasil
A gestão da Internet no Brasil está passando por mudanças. A Portaria
Interministerial nº 739, publicada em 3 de abril no Diário Oficial, definiu
as novas atribuições e composição do Comitê Gestor da Internet.
Nota: RITS
Publicado 24 Abr 2003 - 07:20
http://latinoamericann.derecho.org.ar/modules.php?op=modload&name=News&file=article&sid=257&mode=thread&order=0&thold=0

Se renueva el NIC .BR
A última semana foi de muito trabalho para os membros do Comitê Gestor da
Internet, para finalização dos documentos que deverão ser assinados hoje e
encaminhados amanhã ao governo, propondo o novo modelo de governança da
parte que nos cabe na grande rede. Houve consenso quanto à ampliação da
representatividade da sociedade civil no comitê e na nova entidade
encarregada da administração dos registros, elevando o número de assentos
para 19.
Nota: Por: Cristina de Luca (cdeluca at oglobo.com.br)
Publicado 26 May 2003 - 02:03
http://latinoamericann.derecho.org.ar/modules.php?op=modload&name=News&file=article&sid=288&mode=thread&order=0&thold=0

Proposta para o Novo Modelo de Governança da Internet no Brasil
La siguiente información, transmitida entre los foros relacionados a IT en
Brasil, presenta el documento de cambio para el ccTLD .BR (en su
conformación y su mandato). El documento en portugues fue remitido por
Giordini Rodrigues. Al final de la propuesta se presenta los comanrios de
Sergio Rosa sobre el el mismo.
Nota: Enviado por: Giordani Rodrigues a la lista Cyberlawyers
Originalmente enviado a las listas ForumTI y PT-SetorTI, por: Sergio Rosa
Publicado 26 May 2003 - 03:39
http://latinoamericann.derecho.org.ar/modules.php?op=modload&name=News&file=article&sid=289&mode=thread&order=0&thold=0

Registro de domínio na Internet terá regras II (Comentario)
El comentario de Omar Kaminski a la propuesta normativa sobre nombres de
dominio .br, enviada a la lista "cyberlawyers"
Publicado 11 Jun 2003 - 04:43
http://latinoamericann.derecho.org.ar/modules.php?op=modload&name=News&file=article&sid=298&mode=thread&order=0&thold=0

Cômite Gestor: Conciliábulo de lordes e o povaréu (.br)
Na edição passada, este Observatório publicou uma pérola que tinha o
pomposo título de "Relatório final do Comitê Gestor interino" que, na
verdade, é uma espécie de testamento do ineficiente Comitê Gestor da
Internet, que conseguiu a proeza de embromar todo mundo durante oito anos,
impedindo que fosse desenvolvido um modelo participativo de padronização da
internet tupiniquim e deixando como legado a bagatela de 64 milhões de
reais guardados com todo carinho no cofrinho da Fapesp.
Nota: En: Observatorio da Imprensa
Por: Rogério A. B. Gonçalves
Fecha: 17/06/2003
Publicado 23 Jun 2003 - 12:51
http://latinoamericann.derecho.org.ar/modules.php?op=modload&name=News&file=article&sid=308&mode=thread&order=0&thold=0

Relatório final do Comitê Gestor interino (.br)
O Comitê Gestor interino da Internet no Brasil – nomeado em início de
abril, com mandato até 25 de maio – apresentou ao governo federal propostas
para um novo modelo de governança da Internet no país. O documento
produzido sugere que a composição do Comitê seja quadripartite, com
representantes do governo, do setor privado, da sociedade civil e da
comunidade científica e tecnológica. Esses membros seriam escolhidos – à
exceção dos indicados pelo Governo – através de votação por entidades
representativas de cada setor. Veja essas e outras propostas no documento,
cuja íntegra está disponível para download no pé desta página.
Nota: Copyright Revista do Terceiro Setor, 6/6/03, <http:www.rits.org.br>.
Publicado 23 Jun 2003 - 12:56
http://latinoamericann.derecho.org.ar/modules.php?op=modload&name=News&file=article&sid=309&mode=thread&order=0&thold=0

Se recrea el Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGIbr
Con fecha 3 de Septiembre del 2003, don Luiz Inácio Lula da Silva, ha dado
el Decreto Presidencial que recrea el Comitê Gestor da Internet no Brasil -
CGIbr, que se encuentra entre los ccTLD's con mayores desarrollos y
actividades en la región.
Publicado 08 Sep 2003 - 02:47
http://latinoamericann.derecho.org.ar/modules.php?op=modload&name=News&file=article&sid=351&mode=thread&order=0&thold=0

Eleições na web: Decreto cria novo Comitê Gestor e modelo de governança
Foi publicado no Diário Oficial da União de quinta-feira (4/9), decreto que
dispõe sobre a criação do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGIbr e
sobre o modelo de governança da Internet no Brasil. O decreto estabelece as
atribuições do Comitê e determina a forma de representação, por meio de
membros titulares e suplentes, e as regras eletivas.
Nota: Por: Omar Kaminski
Revista Consultor Jurídico, 4 de setembro de 2003.
Publicado 08 Sep 2003 - 05:51
http://latinoamericann.derecho.org.ar/modules.php?op=modload&name=News&file=article&sid=352&mode=thread&order=0&thold=0

Aprovado decreto que cria o Comitê Gestor da Internet no Brasil - o CGIBr
Depois de um processo prolongado de deliberações internas, o Presidente
Lula assinou o Decreto 4829, de 3 de setembro de 2003, publicado no Diário
Oficial da União do dia 4. O decreto define as normas de criação e
funcionamento, bem como as atribuições do Comitê Gestor da Internet no
Brasil (CGIBr).
Nota: RITS (Revista do Terceiro Setor)
Publicado 08 Sep 2003 - 05:58
http://latinoamericann.derecho.org.ar/modules.php?op=modload&name=News&file=article&sid=353&mode=thread&order=0&thold=0

Lei impedirá furtos de domínios na internet
Um projeto de lei originado no Senado e que já tramita na Câmara vai tornar
a prática de "cybersquatting" inócua no Brasil.
Nota: Alec Duarte
da Folha de S.Paulo
Publicado 07 Oct 2003 - 05:01
http://latinoamericann.derecho.org.ar/modules.php?op=modload&name=News&file=article&sid=387&mode=thread&order=0&thold=0

Lei impedirá furtos de domínios na internet... Comenta Kaminski
Un interesante comentario de Omar Kaminski a la noticia que realizará Alec
Duarte de Folha.
Nota: Email circulado por la lista Cyberlawyers
Publicado 08 Oct 2003 - 12:10
http://latinoamericann.derecho.org.ar/modules.php?op=modload&name=News&file=article&sid=388&mode=thread&order=0&thold=0

Membros do Comitê Gestor da Internet no Brasil são escolhidos
Foram designados os membros que compõem o Comitê Gestor da Internet no
Brasil (CGIbr). Dos 21 membros, nove são representantes do governo e um de
notório saber em assuntos de Internet. Os 11 representantes da sociedade
civil estarão respondendo em caráter provisório até março, quando deverão
ser eleitos os membros definitivos.
Nota: Publicado na: Cidadania na Internet - RITS
14/1/2004 17:00:00
Fonte: ITI e Imprensa Nacional
Publicado 17 Ene 2004 - 12:26
http://latinoamericann.derecho.org.ar/modules.php?op=modload&name=News&file=article&sid=476&mode=thread&order=0&thold=0

Primera Reunión del CG - BR
A continuación el informe que ha publicado Mario Teza sobre la primera
reunión del Comitê Gestor da Internet no Brasil
Nota: Por: Mario Teza
Publicado 25 Ene 2004 - 09:37
http://latinoamericann.derecho.org.ar/modules.php?op=modload&name=News&file=article&sid=485&mode=thread&order=0&thold=0

Eleição do Comitê Gestor da Internet será online
O Comitê Gestor da Internet vai permitir que os eleitores votem online para
escolher os 11 novos membros do órgão, que está abrindo vagas pela primeira
vez para representantes escolhidos pela sociedade civil.
Nota: Infoguerra. Por: Helena Nacinovic
Publicado 02 Feb 2004 - 10:18
http://latinoamericann.derecho.org.ar/modules.php?op=modload&name=News&file=article&sid=486&mode=thread&order=0&thold=0

Normas para eleição do Comitê Gestor estão online
O formato do edital foi definido na última terça-feira, em Brasília, pelo
Comitê Gestor da Internet, órgão vinculado ao Ministério da Ciência e
Tecnologia, e está disponível na Web para consulta pública.
Nota: Por: João Magalhães
Enviado a: [PT-SetorTI] por: Marivete Correia
Publicado 19 Feb 2004 - 11:11
http://latinoamericann.derecho.org.ar/modules.php?op=modload&name=News&file=article&sid=499&mode=thread&order=0&thold=0

Comitê Gestor da Internet define participação da sociedade civil
A partir de hoje (18), estará à disposição para consulta pública a proposta
com as regras para a escolha dos representantes da sociedade civil que irão
integrar o Comitê Gestor da Internet no Brasil. O formato do edital foi
definido ontem (17) em Brasília pelo Comitê, vinculado ao Ministério da
Ciência e Tecnologia (MCT.
Nota: Adriane Cunha - Assessoria de Imprensa do MCT
Publicado 19 Feb 2004 - 11:14
http://latinoamericann.derecho.org.ar/modules.php?op=modload&name=News&file=article&sid=500&mode=thread&order=0&thold=0

Proposta de Editorial de Convocação para o Processo de Eleição dos
Representantes da Sociedade Civil para Integrarem o Comitê Gestor da
Internet no Brasil - CGIbr
O Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGIbr, no uso das atribuições que
lhe foram conferidas pelo art. 1o do Decreto no 4.829, de 3 de setembro de
2003, deliberou em sua Reunião realizada em 17 de fevereiro de 2004,
submeter a comentários e sugestões do público em geral a Proposta de Edital
de Convocação para o Processo Eleitoral de Escolha dos Representantes da
Sociedade Civil para Integrarem o Comitê Gestor da Internet no Brasil -
CGIbr, também referida como “Proposta de Edital de Eleição do CGIbr”, na
forma do Anexo à presente Consulta Pública.
Nota: Consulta Pública Nº 001/2004, de 17 de Fevereiro de 2004
Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGIbr
Publicado 19 Feb 2004 - 11:21
http://latinoamericann.derecho.org.ar/modules.php?op=modload&name=News&file=article&sid=501&mode=thread&order=0&thold=0

Proposta de Edital de Convocação para o Processo Eleitoral de Escolha dos
Representantes da Sociedade Civil para Integrarem o Comitê Gestor da
Internet no Brasil - CGIbr
A continuación el texto completo propuesto para comentarios.
Nota: Texto Completo para Comentarios. CGIbr
Publicado 19 Feb 2004 - 11:28
http://latinoamericann.derecho.org.ar/modules.php?op=modload&name=News&file=article&sid=502&mode=thread&order=0&thold=0

CGIbr realiza consulta pública sobre eleição de representantes da sociedade
civil
O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGIbr) está realizando consulta
pública sobre a Proposta de Edital de Convocação para o Processo Eleitoral
de Escolha dos Representantes da Sociedade Civil para Integrarem o CGIbr. A
proposta de edital pretende estabelecer os mecanismos e os procedimentos
para a seleção de entidades da sociedade civil interessadas em compor o
Comitê Gestor da Internet no Brasil.
Nota: Revista do Terceiro Setor - RITS
Publicado 21 Feb 2004 - 02:01
http://latinoamericann.derecho.org.ar/modules.php?op=modload&name=News&file=article&sid=506&mode=thread&order=0&thold=0

Erick Iriarte Ahon
Proyecto LatinoamerICANN
http://latinoamericann.org

pd. para la seccion de noticias sobre cctld's
http://latinoamericann.derecho.org.ar/modules.php?op=modload&name=News&file=index&catid=&topic=5&allstories=1