[Lac] Concentracion de medios

gusgomez at chasque.net gusgomez at chasque.net
Wed Sep 17 20:04:59 BST 2003

En el grupo intergubernamental de medios se esta discutiendo un cambio en la
redaccion del parr 51, en relacion a la concentracion de medios,
agregando "abuso" (“to hinder the abuse of media ownership concentration") e
incluso con propuestas del Caucus de Medios de solo cuestionar los "excesos"
(“against excessive media ownership concentration").

Realmente no me gusta mucho ese leve giro que quieren darle a la frase...

Igualmente insistiría en la posibilidad de introducir en ese párrafo (como
contraparte a la concentración) o en otro (como una ampliación del concepto de
acceso a la información), la idea de acceso en igualdad de oportunidades a
todos los ciudadanos a LOS MEDIOS que permiten una difusión de esa información
y abren más posibilidades a los ciudadanos de escuchar más y varias fuentes de
información.

Como buena noticia y para alentar a seguir trabajando en contra de la
concentración de medios, envío las buenas noticias que llegan de EEUU, ya que
primero la Cámara de Representantes y ahora el Senado ha rechazado las
decisiones de la FCC (junio 2003) abriendo camino a MAYORES concentraciones de
medios (cable, radios, periódicos) en una misma región.

"El senado de los Estados Unidos acaba de votar 55-40 en contra de las nuevas
regulaciones que la Federal Communication Commission (FCC- el órgano que regula
los medios y las telecomunicaciones en USA) quiere implementar en favor de la
liberalización y por consiguiente la concentración de medios y demás
tecnologías de la información y la comunicación (TICs). El presidente Bush ha
dicho que vetará esta decisión pero varios legisladores, incluso algunos
republicanos, han dicho que encontraran la forma de contrarestar al presidente
debido a que tantos ciudadan at s se oponen a la progresiva concentración de
medios". Ourmedia

Senado dos EUA veta concentração na mídia
17/09/2003
Bush ainda pode mudar decisão
O Senado americano rejeitou ontem um pacote de mudanças nas regras de controle
da mídia no país. Aprovada em junho deste ano pela FCC (sigla em inglês para
Comissão Federal de Comunicação), as medidas permitiriam que emissoras de TV e
de rádio, provedores de internet e jornais ampliassem a concentração de seus
negócios e a abrangência de cobertura destes nos EUA.
Caso as novas regras fossem aprovadas, elas permitiriam, por exemplo, que uma
única companhia fosse proprietária de um jornal, um canal de televisão e várias
estações de rádio numa mesma região.
A iniciativa de mudar as regras de mídia nos EUA partiu do presidente da FCC,
Michael Powell, filho do secretário de Estado, Colin Powell.
Segundo ele, a proliferação de redes de TV a cabo e da internet demanda
mudanças na atual legislação. Conglomerados de comunicação como a CBS e a Fox
endossaram os argumentos de Powell.
O tema, entretanto, está longe de ser consensual, mesmo entre os republicanos.
O placar da votação do Senado, que é de maioria republicana, foi de 55 votos
contra a aprovação do pacote e 40 a favor. A decisão do Senado pode ser vetada
pelo presidente George W. Bush. Para derrubar o veto, seriam necessários 67
votos.
"Nós temos de assegurar que o mercado da mídia não seja dominado por uns poucos
conglomerados", afirmou ontem Patty Murray, senador democrata pelo Estado de
Washington.
Para Josh Silver, diretor da Free Press, entidade sem fins lucrativos que
defende interesses da mídia nos EUA, a insistência de Bush na aprovação desse
pacote pode prejudicá-lo nas eleições presidenciais de 2004. "Mais de 2,5
milhões de americanos enviaram cartas ao FCC contra a mudança na legislação.
Isso mostra o repúdio da população a essas medidas ", disse à Folha. Clipping
de FNDC, Folha de San Paulo.

Gustavo Gomez
AMARC-ALC